Na UML se fala muito em classificadores ou classifier, em inglês. A princípio a gente até pensa se tratar de um novo conceito, de algum novo componente para o qual ainda não fomos apresentados. Se esse for o seu caso, continue lendo, pois ele lhe será apresentado em detalhes.
Classificador é um mecanismo que descreve características estruturais e comportamentais na UML, transcrevendo aqui com exatamente o que diz o livro Uml Guia do Usuário. Mecanismos esses que são compostos por classes, interfaces, tipos de dados, sinais, nós, casos de uso e susbsistemas.
Pra continuar, tenha em mente que praticamente tudo na modelagem de um sistema utilizando UML é um objeto e que mais cedo o mais tarde acaba sendo instanciado. Eu disse praticamente tudo porque somente dois elementos nunca terão instancias, são eles: relacionamentos de generalizações e os pacotes.
Então a melhor definição para classificadores é a de que qualquer elemento que possa ser instanciado é um classificador.
Imagens são sempre melhores para exemplificar, logo abaixo algumas que demonstram classificadores.








Como visto, classificador é quase todos os componentes que já utilizamos normalmente no dia a dia em modelagens UML. O principal classificador, o mais falado, são as classes.
Visibilidade
A visibilidade de um classificador serve para dizer quais são os seu limites de exposição em relação a outros elementos internos ou externos a aplicação. Sua visibilidade pode ser:
• public (+)
Visível a qualquer outro classificado
• protected (#)
Visível a qualquer descendente do classificador
• private (-)
Para uso somente o próprio classificador
• package (~)
Para somente classificadores do mesmo pacote
Escopo
Não poderia deixar de falar do escopo, como já deve estar apto a compreender o que é um classificador, deve saber também que eles possuem escopo, isto é, tem escopo de instancia e de classificador ou classe.
1 – Escopo de instancia – pertence a toda instancia do objeto
2 – Escopo de Classificador – Também chamado de escopo de classe ou ainda de estático.
A imagem abaixo mostra a grafia dos dois tipo de escopo em uma classe.

Bibliografia
Uml Guia do Usuário
Wikipedia
Vamos finalizar por aqui, não que o assunto tenha se esgotado, muito longe disso, é só para não deixar o bate papo muito cansativo.
goto ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário